Unir promove o 12º Encontro de Pós-Graduação em Geografia em Porto Velho

[ad_1]

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) promove a partir desta quarta-feira (16), em Porto Velho, o 12º Encontro de Pós-Graduação em Geografia (EPGG). O objetivo do evento, segundo a instituição, é reunir a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para compartilhar experiências científicas no contexto da Amazônia Ocidental.

O encontro, que tem a duração de três dias, é realizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG), no Auditório Milton Santos, CEGEA, Bloco 1T, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. O tema principal é ‘Marcadores Territoriais: Um Conceito em Construção’.

Nesta quarta-feira, será lançado o volume 7 da revista Presença Geográfica – RPGeo (on-line). A conferência de abertura, com o tema ‘A Produção do Conhecimento e o Fazer Científico’, será proferida pelo professor doutor Dimas Floriani, da UFPR, a partir das 14h45. O primeiro dia encerra com a mesa-redonda ‘Marcadores Territoriais como Proposta do Fazer Geográfico’, seguida de debate.

No segundo dia, quinta-feira (17), pela manhã, serão realizados os minicursos ‘Análise da Paisagem Urbana – Aula de Campo’ e ‘Introdução ao Sistema de Informação Geográfica com QGIS’. A tarde será de palestras e mesa-redonda sobre os temas ‘Universidade Itinerante da Rede CASLA/CEPIAL’, ‘Marcadores Territoriais e Suas Implicações no Meio Urbano e na Análise Discursiva’ e ‘Marcadores Territoriais como Conceito e Possibilidades do Construir Geográfico’.

Na sexta-feira (18), pela manhã, serão realizados mais dois minicursos: ‘GPS de Navegação: Teoria e Prática – Aula de Campo’ e ‘Espacialização de Dados e Acesso a Informações Geográficas Usando Software Livre”, além da exibição do CINEGEO: Disputas territoriais, vulnerabilidade e resistência, análise do filme ‘Terra Vermelha’. No período da tarde, haverá apresentação de banners e encerramento com a saída para a aula de campo na aldeia do povo Oro-Waran, em Nova Mamoré (RO).

[ad_2]

Source link